Ecovila PM+DR
Ao longo dos últimos 2 anos, tenho participado em vários projectos com o propósito de experimentar conjugar o Possibility Management, PM (Desenvolvimento Humano) e o Regenerative Development, RD (Desenvolvimento Comunidades Humanas) - ambas as práticas (gameworlds) vêm o Ser Humano como parte integrante da Natureza e os projectos humanos como manifestações da Natureza e como tal, seguindo os seus princípios (Gaian gameworlds), a saber:
Entre Agosto.2021 e Fevereiro.2022 - Pinha do Agora (draft do projecto abaixo)
Conceito de projecto (ver abaixo resumo)
Projecto terminou - para o relatório do projecto
Entre Outubro .2020 e Setembro.2021 - Universidade dos Valores, Mafra
UV é um inovador centro em Portugal dedicado aos valores universais
Desenvolver um centro de Possibility Management em Portugal (oferta durante 2021)
Projecto de Agrofloresta pedagógica baseada em Agricultura Sintrópica
Funcionou para mim
Disponibilidade dos co-fundadores para co-criar
Centro de retiros
Recursos disponíveis
Não funcionou para mim:
PM não entrou na equipa e demostrou-se não ter condições na UV
Não há uma prática de RD
Equipa não estabilizou
Falta de funding
Entre Junho .2020 e Dezembro .2020 - ten chi, Sintra
ten chi é um inovador centro de retiros em Portugal focado no 'emboidment' (ligação mente-corpo)
Projecto florestal baseado em Permacultura
Funcionou para mim:
Projecto ecologico
Centro de retiros
Práticas baseadas em mindfulness, teoria U, SPT, way of council
Não funcionou para mim:
Propriedade da terra
Modelo de governação
Capacidade e qualidade de alojamento
PM não entrou na equipa
Não há uma prática de RD
Falta de funding
Parte residencial seria no futuro (sem data definida)
Ecobairro de Campolide
Urban Forest
Projecto Pinha do Agora
Projecto para uma pequena ecoaldeia na zona de Lisboa, até 12 famílias (pocket neighborhood), baseada em Desenvolvimento Regenerativo e Possibility Management. Foco na zona de Mafra/ Ericeira com possível ligação com os projectos como a Enraizar (educação), Earth Sky Lab, Universidade dos Valores e Centro de Retiros da Quinta da Enxara.
Terminou em Fev.2022. Para mais informações ver relatório de projecto.
> Propósito
As bases do solo onde as nossas raízes se alimentam
Em que nós acreditamos / Os nossos Pressupostos
Os Seres Humanos nutrem a Evolução da Natureza
Os seres humanos são organismos vivos que têm a capacidade de ancorarem consciência e decidirem ter a responsabilidade radical de criar culturas regenerativas no Planeta Terra, nutrindo a próxima fase da evolução da Vida.
Os Seres Humanos têm várias dimensões e corpos que necessitam de ser nutridos e desenvolvidos para poderem expressar-se plenamente e cumprirem o seu papel neste momento da Vida na Terra
É através do crescimento da matrix no Ser Humano que a Consciência consegue ancorar
A comunidade é a unidade socio-ecológica mais pequena capaz de ancorar uma cultura regenerativa e se multiplicar
Todos os Seres Vivos e comunidades ecológicas merecem o nosso respeito, defesa e reverência
A forma como tratamos e interagimos com a natureza ilustra a forma inconsciente como lidamos connosco próprios e os outros
Os Seres Vivos organizam-se e trocam valor em ecosistemas, sistemas vivos dinâmicos (e.g. floresta, bacia hidrográfica, lago)
Os seres humanos organizam-se e trocam valor através sistemas sociais dinâmicos (e.g. municípios, empresas)
Filosofia: A abordagem que usamos
Responsabilidade Radical de Cultivar a Regeneração
Apoio mútuo e contínuo no despertar da Consciência que flui por nós Seres Humanos e desenvolver as competências de todos por forma a cuidarmos de nós próprios, da comunidade local e de toda a Vida.
Desenhar e vivenciar uma vida saudável que nutre os nossos corpos, a biodiversidade local, os solos e os todos os ciclos naturais
Através de relações autênticas, realizar experiências individuais e comunitária que nutram o desenvolvimento humano, comunitário e da região, ancorando mais Consciência na matrix individual
Aprender e criar distinções e mapas que ancoram responsabilidade radical e criem mais possibilidades e caminhos regenerativos
Desenvolver, praticar e promover uma forma de pensamento alinhada com os sistemas vivos
Confiar e integrar a sabedoria local, quer da comunidade humana quer do território (ecossistema vivo)
Princípios: Guiam a nossa ação
Sustentabilidade, Evolução, Integridade, Autenticidade,Transformação, Possibilidade, Amor
….
Princípios de Desenho
Reconhecer a Essência
Cada Ser Humano e organismo vivo (individual ou coletivo) tem características e um papel único que deve ser compreendido, respeitado e nutrido.
Nutrir a Vontade
Cada Ser Humano adulto desperta e desenvolve a sua vontade por forma a vitalizar, viabilizar e fazer evoluir todos os sistemas do qual faz parte.
Responsabilidade de Estar/Ser-Presente
Cada Ser Humano assume a responsabilidade de cuidar das suas ações e consequências, de estar centrado nos seus vários corpos, no aqui e no agora, e de estar cada vez mais consciente dos seus princípios brilhantes e sombrios e a forma como se expressam inconscientemente e conscientemente na sua vida.
Desenvolver ao Serviço
Cada Ser Humano torna-se quem realmente é promovendo ativamente o desenvolvimento dos seus vários corpos e expressando-se plenamente na criação de condições conducentes a mais Vida neste planeta.
Novos contextos permitem emergir novos Potenciais
Conectar com os outros e outras culturas permite-nos ganhar um outro olhar sobre nós próprios e o mundo que nos rodeia permitindo-nos desfazer de pressupostos inconscientes do nosso paradigma atual e fazer evoluir o nosso processo de pensamento, criando o que ainda não existe e que queremos que emerja.
Ações pequenas criam mudança Sistémica
Determinada ação realizada com um propósito responsável e regenerativo tem um impacto grande e nutre a evolução da Vida
Nutrir Inter-Relações
O Todo é mais do que a soma das partes, e nutrir as relações entre os elementos de qualquer sistema revela as interdependências e promove a sua conectividade.
A Clareza cria um Campo de Cuidado
A transparência, a integridade e a vontade de nos mostrarmos assim como partilhar os nossos dons cria confiança, humildade e respeito mútuo.
>Tetrad Arquétipica (com 3 Mundos)
Qual o Potencial baseado em Essência que vive dentro de nós?
No nosso melhor
(Ser membro integrante de uma) Comunidade Humana radicalmente responsável, regeneradora e guardiã da Vida no planeta Terra
Em concreto
(Viver numa) Comunidade de pessoas e famílias que quer enraizar num território com potencial ecologicamente elevado e com localização geográfica resiliente às alterações climáticas, perto de Lisboa, capital reconhecida como um centro multicultural e empreendedor, criando campos de expressão e capacitação das suas próprias crianças e jovens assim como experimentar, partilhar e capacitar indivíduos e organizações para modos de vida comunitária e local.
No nosso pior
(Criação de um) Gueto arrogante intencional elitista e individualista que prende e isola seres humanos para eles não estarem a transformar outros locais simultaneamente (e.g. local onde vivem agora), diluindo a responsabilidade individual e ficando nos estímulos da 'capital'
Qual o nosso Objetivo?
No nosso melhor
Criação de uma comunidade integral que vive em relação com a natureza de uma forma regenerativa e em contínuo desenvolvimento individual, coletivo, do entorno/lugar e da região envolvente
Em concreto
Comunidade de adultos iniciados, ancorando um centro educativo de crianças, jovens e agentes de mudança, que cultiva os bens comuns, se expressa através de construções sustentáveis com materiais locais, onde todos os fluxos são regenerados e usados localmente, e onde as diferentes áreas da vida estão integradas (e.g. pessoal, profissional)
No nosso pior
Criar uma comunidade de fachada, um co-house confortável e verde, que torna as pessoas viciadas e que dão o centro à crença e constructos da comunidade.
Criar uma pseudo-cultura e criar resistência e ressentimento com o objectivo de manter o projecto na cultura actual de mercado, consumismo e escassez; entrar na responsabilidade criança ou irresponsabilidade.
Qual a nossa Direção?
No nosso melhor
Experimentar a cultura que se segue, sem saber qual é, incluindo Bem-estar individual e colectivo, da Vida/Planeta, incluir as gerações, governação dialógica, impulso evolucionário e acolher o desconhecido
Em concreto
Comunidade que vive como um organismo vivo, em permanente dinamismo e evolução e com mecanismo de feedback e aprendizagem contínuos
No nosso pior
Criar uma comunidade 'morta', com relações baseadas em low-drama, sem atenção ao indivíduo e as suas necessidades, sem cuidar da comunidade, da vida e em ciclo de destruição.
Quais os nossos Instrumentos?
No nosso melhor
Tecer e dinamizar redes de prática, mobilizar parcerias para uma sociedade regenerativa, multi capitais, awareness based e co-criada por equipas (Sociedade 4.0)
Em concreto
Contexto e governação (ancorada em Torus Technology) da Comunidade (ancorada em Desenvolvimento Regenerativo), desenvolvimento humano e da equipa (ancorado com Possibility Management), modelos de educação baseada em valores (e.g. Comunidades de Aprendizagem) promoção de propriedade comuns (e.g. Fundação Terra Agora) e promoção de uma economia local (e.g. Seeds), em relação sagrada com a Vida (e.g. animais e plantas).
No nosso pior
Dependência aos valores materialistas, capitalistas de forma dissimulada como sabotar os próprios pilares em que a comunidade ancora (PM e DR) e ser controlado pelo dinheiro; querer continuar a viver em isolamento, ressentimento, não nos mostrarmos no coletivo (na vulnerabilidade e intensidade) e cultivar comportamentos inconscientes como energia sexual e fofocar; desprezar a interdependência e a co-criação
> Land Specification
Must Have
Minimum ~5,000 m2 (0,5 ha)
Within 1 hour from Lisbon
Place with very good access to internet (at least ‘fiber’ like)
Quiet, no major road noise or other human activities (e.g. factories)
Forest inside or near (<3km)
Possibility to access groundwater or spring water
Potential for ‘independent houses’ (unit)
Nice To Have
More than ~20,000 m2 (2 ha)
within 30 minutes from Lisbon
within 30 minutes (walking or bicycle) of water feature (e.g. ocean, river, lake)
within 15 minutes (car) to take public transport for other places/ cities
Near (until 30 min walking/biking) to urban center (e.g. services, shopping)
Children school near (until 30 min walking/biking) or integrated
Altitude more than 100 min
Building permission (possible or authorized)
Feasible to put in infrastructure: Electricity, Fiber, Water
Drinkable water springs in the land or near (<3km)
Impact study
Notes
Buy, rent, or (co-)investment
Possibility to integrate an existing project
Possibility to consider rustic land that can be used for touristic activity