About me...

(Esta página esta escrita em Português e Inglês //This page is written in Portuguese and English.)

Breve apresentação

Pessoa por inteiro. Pai de 3 crianças,, companheiro numa relação amorosa desde 1993, nascido no Funchal há quase meio século. Facilitador, empreendedor e mentor evolucionário. Co-fundador do The Stretch Consultancy, da Fundação Nova Terra e de mais de 12 aventuras entre empresas, associações e cooperativas, entre as quais Safira, darwin e Comunidade de Empreendedores Evolucionários João Sem Medo. Deformado em engenharia informática pelo IST em 1994, fez mestrado em sistemas distribuídos (internet) e passou pelo doutoramento em engenharia e desenho organizacional. Desde 2005 tem desenvolvido competências em 'método empreendedorismo', 'liderança colaborativa e participativa', 'desenvolvimento humano'.


Breve Biografia

  • 1971 - Nasce no Funchal, Madeira (estuda em Extrenacto Nobrega, EP Bartolomeu Perestrelo, Ep da Levada e Dr. Angelo Augusto da Silva; frequenta o Conservatório de Musica do Funchal e joga andebol no Marítimo como infantil e juvenil)
  • 1986 - Muda-se para Palmela/ Setúbal aos 15 anos (estuda na ES da Bela-Vista, ES N.1; joga andebol no Vitória de Setúbal como juvenil e Junior; participa em várias associações culturais em Setúbal e é lider estudantil no secundário)
  • 1990 - Entra no IST para estudar Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores e muda-se para Lisboa; é líder estudantil, associativo durante o curso
  • 1993 - Inicia relação com Cristina David
  • 1994 - Termina a Licenciatura e inicia estudos para mestrado em sistemas distribuídos orientado pelo Paulo Verissimo e co-orientado pelo Pedro Mendes; é líder estudantil de estudantes pós-graduados; entre o último ano do curso e os primeiros anos da Safira dá aulas em vários contextos: monitor no IST, escolas profissionais e cursos profissionais acumulando mais de 5000 horas de formação
  • 1996 - Nasce a Safira (registada em Abril de 1997) co-fundada pelo Marco de Abreu e Pedro Penedo
  • 2005 - Sai da Safira e funda a darwin
  • 2006 - Nasce o primeiro de 3 filhos
  • 2007 - inicia os estudos para phd em engenharia e desenho organizacional no IST com a orientação do José Tibolet e co-orientação do Rodrigo Magalhães
  • 2009 - Nasce o segundo filho
  • 2010 - Nasce, como spin-off da darwin: Homeostase, SIA, darwinLabs, allia, iamin; Nasce a ONE Perfect Movement e a Beta-i, associações onde participa
  • 2011 - Fecha a darwin e co-funda o João Sem Medo e o all-desk (cancela o phd)
  • 2013 - Nasce o terceiro filho
  • 2018 - Sai da João Sem Medo e de todos os projectos empresariais
  • 2019 - Co-fundador The Stretch Consultancy. Membro da equipa de criação da Fundação Nova Terra. Colaboração com a Rebundance.

Apresentação mais longa

Nasci na cidade do Funchal, na verde e montanhosa ilha da Madeira, onde recebi a dádiva de poder crescer num local mágico, rodeado do esplendor da natureza e pelo poderoso oceano Atlântico no horizonte. Sou o primeiro filho e o primeiro neto de uma grande família. Um dos meus avós era agricultor, o outro polícia. O regime fascista, a revolução de Abril, a mentalidade de ilhéu e o contexto familiar marcaram profundamente o meu mundo interior, assim como a mudança para Palmela, uma pequena vila histórica entre Lisboa e Setúbal, no alto das montanhas, com o oceano como horizonte e no meio de campos agrícolas, aos 15 anos.

Nasci em 1971 no ano Chinês do Porco. No eneagrama sou ‘diplomata’ (eneotipo 9), uma energia que suporta a emergência do ‘novo’. No Ki das 9 estrelas 288 (solo em triplo). Pratico meditação desde 2013, um regime alimentar 100% a base de plantas e por agora, vivo perto da natureza, em Belas, uma pequena vila, entre Lisboa e Sintra, com a esposa e 3 crianças.

A minha jornada profissional envolve engenharia de software, consultoria em internet, gestão, estratégia, facilitação, mentoria e empreendedorismo.

Sou apaixonado por ligar ‘tudo com tudo’, ver ‘the big picture’, colocar em contexto, dar a visão sistémica, ver o que não é visível, incluir, dar voz, interligar, aprender e desenhar para aprender, suportar cada pessoa a descobrir a sua beleza interior, os seus dons, a florescer, a ‘cumprir-se!’ como diz Agostinho da Silva.

Em 2005 iniciei uma jornada que me fez comprometer com as causas da sustentabilidade, transformação organizacional, inovação social, empreendedorismo evolucionário, iniciativas ‘grass­root’, activação de comunidades, desenho cultural e muitas outros contextos. Em 2010 nasceu a Comunidade de Empreendedores Evolucionários, João Sem Medo.

Por agora e desde 2019 sou co-fundador do The Stretch Consultancy, um projecto de consultoria para ajudar as organizações europeias a fazerem a sua evolução natural. Colaboro também com a rebundance.

Desde 2019 integro da equipa que esta a criar a fundação Nova Terra, uma fundação que tem como missão transformar a relação que os seres humanos tem com o Planeta Terra: de proprietários para guardiões - a Terra só a Terra pertence.


Facilitação evolucionária

Uso um conjunto vasto de ferramentas. Todas elas apelam a um propósito integral e evolucionário, explorando e construindo nos indivíduos e nos colectivos a capacidade mente-­coração-­vontade. Desenho processos para indivíduos e organizações.

Mentor evolucionário

Como mentor, tenho colaborado com indivíduos e organizações, criando momentos, tensões evolucionárias e suportando a evolução para um ‘novo’, para novos sistemas de valores que permitem o florescimento de indivíduos e colectivos. Focado na manifestação de todo o potencial e suportando o caminho que indivíduos e colectivos fazem. Desenvolvimento humano, liderança participativa e método empreendedorismo tem sido as áreas principais.

Empreendedor evolucionário

Sou empreendedor desde 1996. Quando me vi como racionalista/ modernista nasceu a Safira (www.safira.pt). Na darwin vi-me como pós-modernista. Na João Sem Medo observei-me como integral. E é como integral que vejo nascer 'The Stretch Consultancy' e a Fundação Nova Terra.


-------

Safira (grupo empresarial: 1 SGPS, 1 S.A. e 2 LDA): começou com uma boutique especializada em consultoria tecnológica para sistemas transacionais na internet (e.g. internet banking) e integração com sistemas centrais (middleware); entrou em outras áreas de negócio como IT Managament (Support and Operations) e formação especializada (desenvolvimento software, gestão de projecto); na segunda década, focou-se em BPM e foi vendida a KPMG no Reino Unido; fui co-fundador e sai no ano de 2005. Modelo de bootstrapping e mais tarde por investimento suportado em plano de negócios.

darwin (LDA): boutique especializada na consultoria para sistemas de informação que pudessem suportar as fundações de negócio digitais - gestão, processos e tecnologia; criada em 2005, evoluiu para um modelo auto-organizado que em 2010/2011 deu origem a vários spin-offs e ao fecho da darwin. fui fundador. Modelo de bootstrapping.

homeostase Outsourcing (LDA): boutique especializada no outsourcing de pessoas para contexto de gestão de sistemas e operações; um dos spin-off da darwin. fui co-fundador e participei como sócio e membro do board até 2018. Hoje liderada pelo co-fundador Paulo Costa. Spin-off da darwin.

homeostase Intelligence (LDA): boutique especializada em big data usando a tecnologia SPLUNK; um dos spin-off da darwin. fui co-fundador e participei como sócio e membro do board até 2018. Hoje liderara pelo co-fundador Rui Aires. Spin-off da darwin.

homeostase, organização de comuns: experimentação para criação de uma organização de comuns baseada na homeostase outsourcing e homeostase intelligence durante o anos de 2017 que não veio a acontecer.

iamin (LDA): boutique especializada consultoria digital; um dos spin-off da darwin. fui co-fundador e participei como sócio e membro do board até 2016. hoje liderada pelo sócio André Casado. Modelo de bootstrapping.

darwinLabs (LDA): boutique especializada na consultoria na plataforma Outsystems; um dos spin-off da darwin. fui co-fundador e participei como sócio e membro do board até 2014. hoje liderada pelo co-fundador Pedro Santos. Modelo de bootstrapping.

SIA (LDA): software house para desenvolvimento de uma plataforma de gestão do conhecimento; fui co-fundador; liderada pelo Paulo Carvalho. Modelo seguido foi de investimento baseado nos fundos europeus para apoio a inovação e empreendedorismo tecnológico; foi qualificada mas não obteve fundos. Operação encerrada.

ALLIA (LDA): boutique especializada no sistema de informação para recuperação de crédito e gestão de contencioso; um dos spin-off da darwin. fui co-fundador e participei como sócio e membro do board até 2014. hoje liderada pelo co-fundador José Mendes. Modelo de investimento corporativo por plano de negócios.

All-Desk (LDA): airbnb para espaços de escritório; fui co-fundador; liderada pelo co-fundador Pedro Santos; seguiu o modelo de seed and venture capital; finalista da edição do MIT/ISCTEE em 2012; operação encerrada.

One Perfect Movement (associação): associação para inovação e transformação social; fui co-fundador; experimentação no domínio das 'organizações abertas', grassroot, auto-organizadas; Nasceu suportada pelo Movimento Manifesto; deu origem ao projecto João Sem Medo. Operação encerrada.

Beta-i (associação): associação para a promoção do empreendedorismo em particular empreendedorismo tecnológico; participei como membro e mentor até 2016.

João Sem Medo (cooperativa): iniciador do Centro de Empreendedorismo que mais tarde evoluiu para Comunidade de Empreendedores; João Sem Medo foi um laboratório para experimentação de estilos de vida pós-modernistas e integrais, permitindo a emergência de novos conceitos de empreendedorismo e liderança, conjugando desenvolvimento humano, com liderança participativa, como método empreendedorismo no que ficou conhecido como empreendedorismo evolucionário. Experimentação para criação de uma organização de comuns; foi um centro/ laboratório de inovação social transformativa entre 2011 e 2018. Sai da comunidade em 2018.

Nova Terra (fundação): desde 2019, membro da equipa de constituição da Fundação Nova Terra, um projecto que resulta da experiência Terra Livre da Filipa Simões e do Claudian Dobos; visa adquirir terrenos para retirá-los dos mercados imobiliários especulativos e devolver a 'propriedade' ao Planeta Terra; os Seres humanos aparecem como guardiões e não como proprietários e tem o dever ético de cuidar de toda a Vida e permitir as novas gerações terem um Planeta com condições para a Vida. Estima-se que a fundação tenha o seu primeiro ano de actividade em 2021.


--------------------------------------------------------------


Short presentation

Whole person. Father of 3 children, partner in a romantic relationship since 1993, born in Funchal almost half a century ago. Facilitator, entrepreneur and evolutionary mentor. Co-founder of The Stretch Consultancy, the 'Nova Terra' Foundation and more than 12 adventures between companies, associations and cooperatives, including Safira, Darwin and Community of Evolutionary Entrepreneurs João Sem Medo. Graduated in computer engineering from IST in 1994, he earned a master's degree in distributed systems (internet) and study for a doctorate in engineering and organizational design. Since 2005 he has developed skills in 'entrepreneurship method', 'collaborative and participatory leadership', 'human development'.


Short Biography

  • 1971 - Born in Funchal, Madeira (studies in Nobrega Extrenacto, EP Bartolomeu Perestrelo, EP da Levada and Dr. Angelo Augusto da Silva; attends the Funchal Conservatory of Music and plays handball in the Marítimo as a child and youth)
  • 1986 - Moves to Palmela / Setúbal at age 15 (studies at ES Bela-Vista, ES N.1; plays handball in Vitória de Setúbal as a youth and Junior; participates in various cultural associations in Setúbal and is a student leader in secondary)
  • 1990 - Enters IST to study Computer Engineering and moves to Lisbon; is student leader, associative during the course
  • 1993 - Starts relationship with Cristina David
  • 1994 - Completes the Degree and begins studies for Master in Distributed Systems oriented by Paulo Verissimo and co-oriented by Pedro Mendes; is a student leader of postgraduate students; between the last year of the course and the first years of Safira, teaches in various contexts: IST monitor, vocational schools and vocational courses accumulating over 5000 hours of training
  • 1996 - Safira is born (registered in April 1997) co-founded by Marco de Abreu and Pedro Penedo
  • 2005 - Exit Safira and found darwin
  • 2006 - The first of 3 children is born
  • 2007 - Begins studies for phd in engineering and organizational design at IST with the guidance of José Tibolet and co-guidance of Rodrigo Magalhães
  • 2009 - The second child is born
  • 2010 - Born as darwin spin-off: Homeostasis, SIA, darwinLabs, allia, iamin; One Perfect Movement and Beta-i are born.
  • 2011 - Darwin closes and co-found João Sem Medo and all-desk (cancels phd)
  • 2013 - The third child is born
  • 2018 - Exit João Sem Medo and all corporate ventures
  • 2019 - Co-founder The Stretch Consultancy. Member of the team that is creating Fundação Nova Terra. Colaboration with Rebundance.

Longer presentation

I was born in Funchal, on the green and mountainous island of Madeira, where I received the gift of being able to grow in a magical place, surrounded by the splendor of nature and the powerful Atlantic Ocean on the horizon. I am the first child and the first grandchild of a large family. One of my grandparents was a farmer, the other policeman. The fascist regime, the April Revolution, the islander mentality and the family context profoundly marked my inner world, as did the move to Palmela, a small historic village between Lisbon and Setúbal, high in the mountains, with the ocean as horizon. and in the middle of agricultural fields at age 15.

I was born in 1971 in the Chinese Year of the Pig. In the enneagram I am 'diplomat' (eneotype 9), an energy that supports the emergence of the 'new'. No 9 Star Ki 288 (triple solo). I have been practicing meditation since 2013, a 100% plant-based diet and for now I live close to nature in Belas, a small village between Lisbon and Sintra, with wife and 3 children.

My professional journey involves software engineering, internet consulting, management, strategy, facilitation, mentoring and entrepreneurship.

I am passionate about linking 'everything with everything', seeing 'the big picture', putting into context, giving the systemic view, seeing the unseen, including, giving voice, connecting, learning and drawing to learn, supporting each person to discover her inner beauty, her gifts, flourishing, 'fulfilling thenself' as Agostinho da Silva says.

In 2005 I started a journey that made me compromise on the causes of sustainability, organizational transformation, social innovation, evolutionary entrepreneurship, grassroot initiatives, community activation, cultural design and many other contexts. In 2010 was born the Community of Evolutionary Entrepreneurs, João Sem Medo.

For now and since 2019 I am co-founder of The Stretch Consultancy, a consulting project to help European organizations make their natural evolution. I also collaborate with rebundance.

Also in 2019, I am part of the team that is creating the Nova Terra Foundation, a foundation whose mission is to transform the relationship that humans have with Planet Earth: from owners to guardians - Earth belongs only to Earth.

Evolutionay facilitation

I use a vast set of tools. They all appeal to an integral and evolutionary purpose, exploiting and building in mind and heart the will-ability of individuals and collectives. Design processes for individuals and organizations.

Evolutionary mentor

As a mentor, I have collaborated with individuals and organizations, creating moments, evolutionary tensions, and supporting evolution into a 'new', new value systems that allow individuals and collectives to flourish. Focused on manifesting the full potential and supporting the path that individuals and collectives take. Human development, participatory leadership and entrepreneurship have been the main areas.

Evolutionary entrepreneur

I have been an entrepreneur since 1996. When I saw myself as a rationalist / modernist, Safira was born (www.safira.pt). At darwin I found myself as a postmodernist. In João Sem Medo I observed myself as integral. And it is as integral as I see born 'The Stretch Consultancy' and the Nova Terra Foundation.

-------

Safira (corporate group: 1 SGPS, 1 S.A. e 2 LDA): started with a boutique specializing in technology consulting for transactional internet systems (e.g. internet banking) and middleware integration; entered other business areas such as IT Management (Support and Operations) and specialized training (software development, project management); in the second decade, it focused on BPM and was sold to KPMG in the UK; I co-founded and left in 2005. Bootstrapping model and later by investment supported by business plan.

darwin (LDA): boutique specializing in consulting for information systems that could support digital business foundations - management, processes and technology; Created in 2005, it evolved into a self-organized model that in 2010/2011 led to several spin-offs and the closure of darwin. I was a founder. Bootstrapping model.

homeostase Outsourcing (LDA): boutique specializing in outsourcing people to the context of systems and operations management; one of darwin's spin-offs. I was a co-founder and participated as a partner and board member until 2018. Today led by co-founder Paulo Costa. Darwin spin-off.

homeostase Intelligence (LDA): big data boutique using SPLUNK technology; one of darwin's spin-offs. I was co-founder and participated as a partner and board member until 2018. Today I had led by co-founder Rui Aires. Darwin spin-off.

homeostase, organização de comuns: experiment to create a 'commons organization' based on homeostasis outsourcing and homeostasis intelligence during 2017 that did not happen.

iamin (LDA): specialized boutique in digital consulting; one of darwin's spin-offs. I was co-founder and participated as a partner and board member until 2016. Today led by partner André Casado. Bootstrapping model.

darwinLabs (LDA): boutique specializing in consulting on the Outsystems platform; one of darwin's spin-offs. I was co-founder and participated as a partner and board member until 2014. Today led by co-founder Pedro Santos. Bootstrapping model.

SIA (LDA): software house for the development of a knowledge management platform; I was co-founder; led by Paulo Carvalho. Model followed was an investment based on European funds to support innovation and technological entrepreneurship; has been qualified but has not obtained funds. Operation closed.

ALLIA (LDA): boutique specializing in the credit recovery and litigation management information system; one of darwin's spin-offs. I was co-founder and participated as a partner and board member until 2014. Today led by co-founder José Mendes. Corporate investment model by business plan.

All-Desk (LDA): airbnb for office spaces; I was co-founder; led by co-founder Pedro Santos; followed the seed and venture capital model; finalist for the 2012 MIT / ISCTEE edition; operation closed.

One Perfect Movement (association): association for innovation and social transformation/ transformative social innovation; I was co-founder; experimentation in the field of 'open organizations', grassroot, self-organized; It was born supported by the MOVIMENTO Manifesto; gave rise to the João Sem Medo project. Operation closed.

Beta-i (association): association for the promotion of entrepreneurship in particular technological entrepreneurship; I participated as a member and mentor until 2016.

João Sem Medo (cooperative): initiator of the Entrepreneurship Center which later evolved into the Entrepreneurship Community; João Sem Medo was a laboratory for experimenting with postmodernist and integral lifestyles, allowing the emergence of new concepts of entrepreneurship and leadership, combining human development with participative leadership and method entrepreneurship, in what became known as evolutionary entrepreneurship. Experimentation to create a 'commons organization'; was a center / laboratory for transformative social innovation between 2011 and 2018. Leaves the community in 2018.

Nova Terra (foundation): since 2019, member of the constitution team of the Nova Terra Foundation, a project that results from the Terra Livre experience of Filipa Simões and Claudian Dobos; aims to acquire land to remove it from speculative real estate markets and return 'ownership' to Planet Earth; Human beings appear as guardians, not owners, and have an ethical duty to take care of all Life and to allow new generations to have a Planet with conditions for Life. The foundation is estimated to have its first year of activity in 2021.